Estamos entrando no mês de conscientização sobre o câncer de próstata e já é bem sabido o papel do rastreamento, que se baseia no exame de PSA (antígeno prostático específico – medido no sangue) e o toque retal. A importância destes dois reside na sua capacidade de antecipar o diagnóstico do câncer visto que, em suas fases iniciais, ele não gera nenhum sintoma. Aqueles sintomas como ir mais frequentemente ao banheiro, ter que fazer força para manter o jato, não aguentar segurar por muito tempo, dentre outros, está relacionado ao aumento BENIGNO da próstata e só pode estar relacionado ao câncer quando este já se encontra em seus estágios mais avançados.
OU SEJA, o exame de PSA e TOQUE RETAL são fundamentais para DETECÇÃO PRECOCE do câncer e para aumentar as CHANCES DE CURA diante do tratamento proposto.
Então, a seguinte pergunta é recorrente no consultório :
“Dr, tem alguma coisa para eu fazer para prevenir esse tal de CÂNCER de PRÓSTATA?”
É meu amigo, senta que lá vem história…
O câncer de próstata, como muitos outros, advém de uma soma de fatores que ao longo da vida vão aumentando as chances da ocorrência de alterações no DNA das células (nosso código genético). Tais alterações acabam por comprometer o ciclo normal de vida da célula que então passa a se multiplicar de forma desordenada (de forma bem simplista, isto é o câncer). Até certo ponto, o nosso organismo é capaz de vencer e reparar tais danos mas chega uma hora que, ou indivíduo se liga e para de agregar fatores que o danificam ou o câncer, mais cedo ou mais tarde, aparece. É claro que há o fator de predisposição genética, mas costumo explicar aos meus pacientes o seguinte: Predisposição genética é que como se nascêssemos com uma “chavinha de liga e desliga”. Alguns, infelizmente não precisam de muito para que esta chave seja ligada e o câncer apareça, outros tem a sorte de ter mecanismos mais eficientes e duradouros para manter essa chave desligada. “Beleza Doutor, até aqui eu entendi, mas o que liga e o que desliga essa CHAVINHA DO CÁNCER?! É meu amigo, infelizmente aqui não há fórmula mágica, remedinho milagroso, chá verde de lá, farinha seca-câncer dali. Da mesma maneira que o câncer surge por uma soma de fatores e danos sucessivos ao longo da vida, é o que você está fazendo agora, fez ontem e vai fazer amanhã é que vai determinar o seu aparecimento ou não.
ESTILO DE VIDA: ele é quem liga ou desliga a chavinha em algum momento de sua vida!!
Costumo mastigar isso da seguinte forma e que farão parte das minhas postagens nas próximas semanas:
Estes são os PILARES de uma VIDA SAUDÁVEL e DURADOURA!
Então… Bora alicerçar bem estes pilares!?
Grande abraço,
Dr. Bruno Vedovato