Orientações Pós-operatórias

Vasectomia

Após a cirurgia de vasectomia, o paciente permanece com 2 curativos, um para cada incisão, uma de cada lado do escroto (bolsa testicular). Este curativo pode ser mantido por 48h; após este prazo basta manter a ferida operatória limpa e seca. Para conforto pode ser usado uma gaze sobre ela para evitar contato direto com a roupa.

O paciente é orientado a manter uso contínuo do suspensório escrotal, também conhecida no popular como “saqueira”, até o retorno. Trata-se de uma vestimenta usada por baixo da roupa íntima e que mantém o escroto numa posição mais elevada. Ela ajuda diminuir o inchaço e dor locais.

Orienta-se repouso por cerca de 5 a 7 dias a depender do tipo de trabalho que o paciente exerça. No caso em que o trabalho exija esforço físico, resguardar-se por cerca de 7-10 dias é prudente, para evitar hematomas, infecção e inchaço. 

“Quando posso voltar a dirigir?” Aconselho que isso ocorra, via de regra, pelo menos 3 dias após o procedimento. 

“Quando posso voltar a fazer atividade física?” Geralmente oriento o paciente aguardar o primeiro retorno pós-operatório. Mediante avaliação da ferida operatória definimos em conjunto, de forma individualizada, o momento mais oportuno para retomar atividade física.

“Quando posso voltar a ter relação sexual?” Oriento aguardar o primeiro retorno para avaliarmos o aspeto da ferida operatória, mas, geralmente, a partir de 7-10 dias é pouco provável que haverá algum problema. Aqui vale lembrar que ao reiniciar vida sexual, é IMPORTANTE que se mantenha algum método para evitar gravidez até a realização do espermograma, exame que confirma a ausência de espermatozóides no ejaculado.

O espermograma será solicitado no retorno pós-operatório, que deve ser agendado em 10 a 15 dias após o procedimento e orienta-se realizá-lo cerca de 3 meses após a cirurgia. Importante retomar a vida sexual para que haja “eliminação” dos espermatozóides que ficaram no canal “acima” de onde foi feita a cirurgia.

Natural que a região operada fique sensível, algo dolorosa e com leve inchaço, isso deve melhorar ao longo dos primeiros 30 dias de cirurgia. 

Os pontos caem sozinhos ao longo do primeiro mês após a cirurgia.

Se houver um sangramento ou inchaço leves, fazer gelo local pode ajudar. 

Caso algo de diferente aconteça, entre em contato!

Boa recuperação!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Telegram
Picture of Dr Bruno Vedovato

Dr Bruno Vedovato

Mais recentes

Acompanhe o melhor conteúdo sobre saúde do homem e da mulher.

Deixe seu nome e e-mail e receba conteúdo para sua qualidade de vida e saúde!