Ganho de peso na gestação

Como controlar o ganho de peso na gravidez? Como saber quanto de peso devo ganhar para uma gestação e bebê saudáveis?

As informações sobre ganho de peso na gestação ainda geram muitas dúvidas entre as futuras mamães. Todas estão preocupadas com o adequado desenvolvimento do bebê, mas também se preocupam com o impacto de um possível ganho de peso excessivo na sua saúde.

Até que ponto é normal engordar enquanto se espera pelo bebê?

Listei aqui algumas das principais informações acerca do assunto:

  1. O ganho de peso varia de acordo com a mulher. No entanto, para estabelecer uma média, o mais comum é ficar em torno de 500 gramas por semana. Isso dá em torno de 9-12kg nas mulheres que engravidam dentro do seu peso ideal. Espera-se um ganho de até 15kg em mulheres com baixo peso, e nas que engravidam acima do peso, algo em torno de 7-8kg.
  2. É comum que a mulher ganhe mais peso devido à retenção de líquidos no final da gestação. No entanto, essa questão também varia de mulher para mulher.
  3. O ganho de peso da gestante nem sempre está relacionado com o ganho de peso do bebê, por isso a premissa de que quanto mais peso a mulher ganha, maior será o bebê, está totalmente equivocada!
  4. O ganho excessivo de peso está relacionado com aumento de risco para diversas complicações na gestação, como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, parto prematuro e complicações no parto. Além disso, aumenta-se o risco para doenças crônicas na infância como diabetes, hipertensão, alteracões no perfil de colesterol e obesidade.
  5. A gestante NÃO precisa comer por 2! O aumento das necessidades calóricas na gravidez é em torno de 300 calorias/dia, ou seja, isso significa pouca comida a mais. É importante a gestante sempre escolher alimentos saudáveis para suas refeições e lanches, garantindo um adequado aporte nutricional (nada de calorias vazias, como biscoitos, farinha branca e refrigerantes!).
  6. Muito se fala que nas gestações subsequentes é “normal” ganhar mais peso, e isso também não é verdade. Muitas vezes a barriga começa a aparecer em fases mais iniciais quando comparada à primeira gestação, mas isso se deve à certa flacidez da musculatura abdominal decorrente da gravidez anterior, e em nada tem a ver com ganho de peso.
  7. Se a gestante está acima do peso e passa a fazer um seguimento nutricional adequado, ela pode muitas vezes até perder um pouco de peso no início da gestação e isso não apresenta um problema, muito pelo contrário, já que agora ela está com uma alimentação menos calórica, porém mais nutritiva.
  8. E de onde vem todo o peso que a gestante ganha se o bebê tem, em média, 2500-3500g? Bom, o restante vem da placenta (cerca de 500-700g), do líquido amniótico (até 2000g), ganho muscular para sustentar o peso do abdome (cerca de 1000g), volume das mamas (cerca de 400g), aumento de volume sanguíneo e ganho de gordura para energia (cerca de 4000g).

E aí, gostou do artigo? Espero ter ajudado!

Um beijo,

Dra. Andressa

Gostou? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Telegram
Dra Andressa Lacerda

Dra Andressa Lacerda

Mais recentes

Acompanhe o melhor conteúdo sobre saúde do homem e da mulher.

Deixe seu nome e e-mail e receba conteúdo para sua qualidade de vida e saúde!